Uma das melhores cidades do mundo para se viver

 

Stanley Park

Nos últimos 6 anos, segundo pesquisas realizadas em cerca de 120 cidades, Vancouver vem sendo apontada como uma das duas cidades que oferecem a melhor qualidade de vida do mundo. O clima é temperado e no verão o sol brilha até quase às 10 da noite. Entre os meses de dezembro e janeiro costuma nevar um pouco na cidade e pessoas do mundo todo chegam para esquiar e praticar snowboard nas montanhas que cercam Vancouver.

 

Vancouver ocupa 2,930 km², a 38 km ao Sul estão os EEUU, encontra-se quase ao meio caminho entre a Europa e os Países do Pacífico Asiático. A grande Vancouver é formada de 18 municipalidades: Burnaby, Bowen Island, Coquitlam, Delta Langley, Maple Ridge, New Westminster, North Vancouver, Pitt Meadows, Port Coquitlam, Port Moody, Richmond, Surrey, West Vancouver e White Rock. Atravessando Strait of Georgia e a 96 km ao sudeste está Victoria, capital da Província da Colúmbia Britânica.

 

Vancouver teve seu início no ano de 1886 e hoje a Grande Vancouver tem uma população acima de 1.900 milhões de habitantes. O crescimento de Vancouver deu-se pelo fato de ser considerada a “A Porta do Oriente”, bem como sua posição geográfica de “corredor ” com os EEUU.

Totems at Stanley Park

Os visitantes sempre descobrindo novas atrações que tornam a cidade orgulhosa dos centros de cultura, destacando Ford Centre, The Brodadway com show de barcos, General Motors Place, todos os prédios em uma arquitetura avançada.

 

O número de cafés e restaurantes na cidade torna um ambiente muito convidativo para encontros com amigos além de satisfazer a todos os gostos dos visitantes. Pacific Boulevard divide Yaletown do maior projeto urbano da América do Norte – Pacific Place, formando um aglutinado de apartamentos, lojas, waterfront e parques. A cidade é circundada por montanhas da Costa Pacífica e banhada pelo Oceano Pacífico, deixando no visitante aquela imagem de montanhas e mar. Por possuir uma temperatura agradável, Vancouver favorece a prática de esportes durante todo o ano. Interessante que Vancouver é freqüentemente comparada com o Rio de Janeiro e Hong Kong pela sua beleza física.

 

Granville Island

Vale enfocar que Vancouver é uma das cidades da América do Norte que mais produz filmes, o que proporciona um conhecimento específico para muitos que nunca visitaram a cidade. A população multicultural é um enriquecimento para a cidade.

 

Os pontos turísticos são Granville Island, Mercado Público que oferece uma variedade de produtos internacionais, além dos produzidos pelas indústrias locais. As flores, os studios de arte, galerias, teatros, magazines apresentando principalmente uma variedade de origem oriental. Durante o ano Granville Island oferece festivais de jazz, comédias, barcos de Madeira, seção de leituras com escritores famosos.

 

Importante também é o Stanley Park com 1,000 acres entre floresta e o Edwardian jardim de rosas, o internacionalmente famoso Aquarium, além dos mais diversos esportes, como tênis, bowling, cricket, highland, dancing e teatro livre.

 

Nos 176 parques a população tem seu lazer preferido. Em 1967 o local que foi preferido pelos hippies, é hoje Chinatown com restaurantes, cafés e a maravilhosa piscina de água salgada.

 

A cidade de Vancouver apresenta coisas maravilhosas que se torna convidativa para o turista.

 

EVENTOS E FESTIVAIS

  • Show Internacional de Barcos

    Surrounded by Mountains

  • Show de Desenhos de Arquitetura
  • Festival de Vinhos da Califórnia
  • Show de Moto
  • Festival Chinês de Ano Novo
  • Show de Golf
  • Festival de Casa e Jardim
  • Carnaval de Brasileiro
  • Festival Internacional de Danças
  • Auto Show do Pacífico
  • Salão de Arte Culinária
  • Festival Internacional da Criança
  • Festival Internacional de Jazz
  • Rodeo Coverdale
  • Festival Hyack

 

TRANSPORTE PÚBLICO

Vancouver tem um ótimo sistema de transporte público composto pelo sky train (uma espécie de metrô que corre sobre a cidade), ônibus e barco.

 

Você pode pagar o tranporte individualmente ou comprar o passe mensal que lhe dá direito a viajar quantas vezes quiser a qualquer horário. A cidade é dividida em 3 zonas. O preço dos tickets e passes varia de acordo com a quantidade de zonas que você vai cruzar. Apesar de não haver roleta no sky train e seabus, eventualmente fiscais entram e pedem para você mostrar seu tiket ou passe. Para o ônibus, se você não tiver o passe ou ticket, leve dinheiro trocado para colocar no coletor junto ao motorista.

 

A empresa que cuida do transporte público é a Translink.

 


COMPRAS

 

Nova York tem a quinta avenida. Paris tem o Champs d’Elysses. Vancouver tem Robson Street, Granville Street, Gastown, Yaletown e Commercial Drive. Vancouver oferece irresistíveis opções de compra em todas as áreas.

 

MERCADOS

 

O mais famoso mercado de Vancouver é o Granville Island que fica aberto diariamente das 10h às 18h, telefone: 604-666-5784

 

CONSULADO GERAL DO BRASIL EM VANCOUVER

 


Cônsul Geral:

Embaixador Sérgio Augusto e Lima Florêncio Sobrinho

666 Burrard Street, Suíte 2020 Vancouver, BC V6C 2X8

Tel: 604-696-5311 / Fax: 604-696-5366

Email: cg.vancouver@itamaraty.gov.br

Site: http://vancouver.itamaraty.gov.br

Facebook: http://facebook.com/cgvancouver

 

Horário de atendimento ao público: 2ª à 6ª feira, das 10h às 16h.

Entrega e recepção documentos: de 2ª à 6ª feira, das 10h às 13h.

Jurisdição: Columbia Britanica, Alberta, Saskatchewan, Yukon, Territórios do Noroeste

 

CONSULADO DE PORTUGAL

904 - 700 West Pender St. Vancouver, BC V6C 1G8

Tel: 604-688-6514 / Fax: 604-683-3667

 

Canada Place