TRANSPORTE

 

A Comissão de Trânsito de Toronto (TTC) é responsável pelo sistema de metrô, bondes (street cars) e ônibus. Todos têm conexão gratuita entre si para levá-Io ao seu destino.

No entanto, é necessário obter um passe (transfer), geralmente no início da sua viagem, em máquinas automáticas nas estações do metrô ou com os motoristas dos bondes e ônibus.

Para usar o TTC é necessario ter o bilhete (tickets ou tokens) ou a quantia exata da passagem. Os motoristas não vendem bilhetes e não carregam troco. O preço da passagem individual é de $3.00, mas existem opções mais baratas, com passe diário, semanal, mensal e anual. Preço para estudante e para idosos (seniors) $2.00 e para criança 75¢.

 

O metrô funciona entre 6h às 1h30 durante a semana, com variações dependendo da estação. Os horários e a frequência no final de semana e feriados são diferentes dos dias úteis.

 

Go Train

GO TRANSIT é um serviço de trens e ônibus interurbanos que fazem a ligação entre Toronto e várias cidades circunvizinhas, partindo da estação central Union Station que fica localizada na Front Street, entre as ruas Bay e York.

 

 

Táxis

Pode-se conseguir um táxi nas ruas, como no Brasil, ou pode-se chamar um táxi pelo telefone, sem acréscimo na tarifa. Para obter os telefones das empresas de táxi, consulte as Páginas Amarelas de Toronto.

 

SISTEMA TELEFÔNICO

 

Para ligações interurbanas, você tem escolha de várias outras companhias além da Bell Canada. Compare preços e serviços. Há também cartões telefônicos à venda em vários locais, que oferecem tarifas bem competitivas.

 

Utilities

O preço das chamadas em telefones públicos encontrados nas ruas, edifícios, centros comerciais, estações de metrô, etc., é de 50 centavos.

 

SERVIÇOS PÚBLICOS

  • Bell Canada – Serviço Telefônico
  • Enbridge Consumers Gas – Serviço de gás
  • Hydro One – Central de Eletricidade
  • Ontário Hydro Power Generation – Usina geradora de energia elétrica
  • Rogers Cable Television – Telefone – Cabo e Televisão
  • Toronto Hydro – Energia Elétrica

 

COMPRAS

 

Lojas e Centros Comerciais

As lojas estão abertas 7 dias da semana. O horário comercial é variado, tanto para os dias da semana como para o domingo. Adicione sempre ao preço da etiqueta 13% (HST), referente aos impostos do Governo Federal e Governo Provincial, equivalentes ao IPI e ICM.

 

O Eaton Centre, que fica na esquina das Ruas Yonge e Dundas, é um dos maiores shoppings da cidade.

 

O Path é um centro de comércio subterrânio na área central de Toronto, com 3.2 km de extensão. É extremamente conveniente durante os gelados meses de inverno, dando acesso a hotéis, restaurantes, teatros, cinemas, atrações turísticas e lojas.

 

Bebidas Alcoólicas

Todas as bebidas alcoólicas são vendidas em lojas do governo: Beer Stores para cerveja e Liquor Stores (LCBO) para todas as demais bebidas, além de uma pequena seleção de cervejas. Algumas lojas especializadas vendem vinhos fabricados em Ontário. Existe uma pequena variação na seleção dos produtos entre as lojas, mas os preços são os mesmos em todas elas.

 

***Para quem gosta de uma “caipirinha”, pode encontrar a famosa PITÚ nas lojas do LCBO.***

 

É ilegal transportar garrafas de bebidas abertas no carro e beber em lugares públicos como parques, praias, etc. O horário permitido para beber em restaurantes e bares é de 11h à 1h e a idade mínima para consumir ou comprar bebidas alcoólicas é de 19 anos.

 

MERCADOS

 

Toronto tem dois mercados famosos:

  • St. Lawrence Market
    95 Front St. East (esquina da Jarvis St.)
    oferece mais de 100 quiosques de produtos frescos (frutas, legumes, queijos, carnes etc.) e comidas caseiras.
  • Kensington Market
    Augusta St. (entre as Ruas College e Dundas)
    oferece dezenas de lojas excelentes para produtos frescos e lá é possível encontrar muitos produtos brasileiros.

RESTAURANTES

 

A diversidade étnica da cidade se reflete também na comida. Em Toronto você encontra cerca de 5.500 restaurantes com comidas de todas as partes do mundo. A presença dos restaurantes brasileiros faz a festa para os brasileiros e para os estrangeiros que já visitaram o Brasil e não esquecem o gosto especial de nossa comida. Começamos com o Brazilian Star, Bar&Grill 416- 588-2967; Novo Horizonte, ideal para um lanche, tel.:416-534-5355. RIO40 www.rio40restaurante.com. Para aperitivos, cerveja, salgadinhos e com a TV Globo internacional, é so andar pelas ruas Dundas e College para sentir-se no Brasil e fica a par de tudo o que está ocorrendo, além de matar a saudade de um sabor bem brasileiro. Apenas aqueles licenciados pelo LLBO oferecem bebidas alcoólicas. A gorgeta (em torno de 15%) não está incluída na conta.

 

PRINCIPAIS JORNAIS

 

Os principais jornais diários de Toronto são: Toronto Star, Globe & Mail, Toronto Sun, National Post. Toronto Today e Metro Toronto são distribuidos gratuitamente.

 

Os tablóides NOW Magazine, METRO, EYE net, Toronto Life e SHARE são boas fontes de informação e distribuídos grátis.

 

Além dos vários jornais da comunidade portuguesa, há três jornais brasileiros: Brasil News, Jornal da Mulher, Jornal da Gente, Etc & Tal Magazine e a revista trimestral Brasilian Wave.

 

O web site do Brazil-Canada Guide oferece acesso à edição eletrônica de todos esses jornais, assim como aos principais jornais e revistas do Brasil.

 

Hockey

ESPORTES

 

Os principais esportes e times esportivos de Toronto são: Hockey (Maple Leafs) , Baseball (Blue Jays), Futebol Americano (Argonauts) e Basquete (Raptors). Os jogos de baseball e futebol são realizados no SKYDOME Rogers Centre (416-341-3663) e os de hockey e basquete no Air Canada Centre (416-815-5500).

 

Os bairros oferecem centros de recreação pública com áreas de lazer, piscinas, pistas de patinação, áreas para ginástica e outras atividades. Para mais informações sobre o centro mais próximo de sua casa, consulte as páginas azuis da lista telefônica (Community Centres – TOR-C).

 

BIBLIOTECAS

 

Existe um sistema de bibliotecas públicas espalhadas pela cidade. Para filiar-se é necessário dois documentos e uma comprovação de residência.

A Biblioteca de Referência de Toronto fica na 789 Yonge St., dois quarteirões ao norte da Bloor St.

 

Além de centros de informações de negócios, artes e línguas, a biblioteca tem coleções de fotografias, vídeos, mapas, etc.