Para adquirir o status de imigrante no Canadá, o candidato deverá se dirigir às representações diplomáticas canadenses no país de origem.


Classes de imigrantes

Há diversas classes de imigrantes, sendo três as principais.

 

Classe Familiar

Qualquer cidadão canadense ou residente permanente com idade mínima de 19 anos, tem o direito de se responsabilizar por:

  • Parentes próximos, como cônjuge, noivo, filhos dependentes, pais e avós.
  • Irmãos, sobrinhos e netos, desde que sejam órfãos, solteiros e menores de 19 anos.
  • Crianças ou menores de 19 anos que o requerente esteja planejando adotar.
  • Qualquer outro parente, se o requerente não tiver nenhum dos parentes mencionados acima morando no Canadá.

O requerente deverá assinar um acordo em que se responsabiliza financeiramente pelo familiar, por um perído de 10 anos.

 

Pais e avós têm direito ao Super Visa. Os portadores deste visto podem permanecer até dois anos, sem necessidade de renovação. Desde novembro de 2011, não há oportunidade de aplicar como responsáveis para pais e avós. É uma medida temporária para atendimento do volume de pedidos existentes. Quando alguém se responsabiliza por um parente para vir como residente permanente, você é responsável para oferecer-lhe suporte desde sua chegada. Como responsável, tenha certeza que o seu esposo (a) ou parente não vai pedir assistência financeira ao Governo. O processo de responsabilidade começa quando você, como cidadão canadense ou residente permanente no Canadá, aplicou para ser o responsável. Informações: www.cic.gc.ca/english/immigrate/sponsor/index.asp

 

Classe Independente

Na classe independente existe um programa especial para atrair empresários e investidores que possam gerar emprego e contribuir para o desenvolvimento econômico do país. Dentro desta classe ainda se enquadram “outros familiares” não incluídos na Classe Familiar, profissionais e autônomos. A avaliação é feita através de sistema de pontos.

 

Classe Refugiado

Os refugiados que desejam viver no Canadá são avaliados de acordo com o seu enquadramento na definição internacional de “refugiado”, sua necessidade e habilidade de se estabelecerem no Canadá.

 

Classes Inadmissíveis

Alguns casos de pessoas que não têm direito a obter residência permanente no Canadá:

  • pessoa cuja saúde ou enfermidade possa pôr em risco a segurança e saúde públicas ou que possa sobrecarregar os serviços médicos,
    hospitaleres e sociais;
  • pessoa que não pode ou não quer sustentar-se a si própria ou aos seus dependentes;
  • pessoa condenada por ter cometido certos crimes, no Canadá, ou em outros países.

Turista

Turista é uma pessoa que se desloca ao Canadá legalmente por período temporário podendo permanecer no Canadá até um período de seis meses sem necessitar de qualquer documento especial. Para poder permanecer por mais tempo, o turista deverá obter junto ao Departamento de Imigração, uma extensão do período.

 

Licença para trabalhar

Se não for cidadão canadense ou residente permanente, é necessário obter uma licença antes de começar a trabalhar. Poderá requerer esta licença se for:

  • refugiado ou candidato ao status de refugiado;
  • membro ou dependente de um membro de um time esportivo no Canadá;
  • artista;
  • estudante legal no Canadá (só em casos especiais: pode trabalhar na própria escola ou se comprovar que circunstâncias extraordinárias o estão impedindo de custear os estudos. Exemplo: os pais custeavam os estudos e perderam o emprego; a moeda desvalorizou de tal forma que está impossível custear os estudos do filho, etc.) e
  • dependente de diplomata, de funcionário de governo estrangeiro ou de militar, etc.

Aviso importante para os imigrantes

Como parte da Lei de Imigração e Proteção de Refugiados, foi criado um novo documento para os residentes permanentes (Landed Immigrant), chamado de “Permanent Resident Card”, em substituição ao antigo formulário “IMM 1000 Record of Landing”. O objetivo desta mudança é oferecer mais segurança ao imigrante, permitindo que as autoridades possam assegurar que o possuidor deste cartão o status de RESIDENTE PERMANENTE, evitando assim, emissão de falsos documentos. A lei proteje a privacidade do portator deste cartão, ficando estritamente reservado às autoridades acesso ao código eletrôncio impresso no referido cartão. Desta maneira, a partir do dia 31 de dezembro de 2003, os formulários “IMM 1000 Record of Landing” ficam cancelados.

 

 

Serviço Social / Social Service

 

ABRIGO
Tel.: 416-534-3434
www.abrigo.ca

 

Working Women Community Centre
Tel.: 416-533-2824
www.workingwomencc.org

 

Fonte: Minister of Public Works and Government Services Canada, 2002

 

Outras Informações

 

Como obter a cidadania canadense

Se estiver em Toronto, telefone para 416-973-4444 e peça o kit de cidadania, que lhe será enviado pelo correio. Fora de Toronto, ligue para 1-888-242-2100. A requisição não pode ser entregue pessoalmente, apenas pelo correio. Pode requerer cidadania canadense, um adulto que:

  • tenha pelo menos 18 anos de idade;
  • seja residente permanente;
  • tenha residido no Canadá durante pelo menos 3 dos últimos 4 anos;
  • não esteja sob ordem de deportação;
  • não seja considerado um risco à segurança pública;
  • não tenha sido condenado ou esteja sendo acusado de crimes;
  • ter conhecimento razoável da língua inglesa ou francesa;
  • ter conhecimento razoável do Canadá, das responsabilidades e privilégios de um cidadão e
  • fazer o juramento de cidadania.

Menores

Os menores de 18 anos devem ser residentes permanentes. Seus pedidos devem ser submetidos juntamente com os requisitos dos pais, ou após um dos pais ter adquirido a sua cidadania. O processo para obter a cidadania canadense demorará entre 8 e 12 meses.

 

Dupla cidadania

A Lei Canadense permite a dupla nacionalidade.