A história nos conta que em 1497, Jean Cabot, navegador genovês, sob a bandeira da Inglaterra, desembarcou em terras do Canadá e reclamou uma grande parte do litoral atlântico norte-americano para a soberania inglesa. Verrazano, também italiano, sob ordens do rei da França, reconheceu o litoral americano de NY e a ilha de Breton, posteriormente Jacques Cartier em 1534 desembarcou em Gaspé em seguida no Rio São Lourenço.

 

Samuel de Champlain fundou Port-Royal em 1605 e colonizou Quebec em 1608. A presença inglesa foi muito forte nos anos de 1600. Franceses e ingleses vieram atraídos por peles, madeira, mi-nerais e pesca. O nome Canadá, tem sua origem do grupo de índios hurão-iroquês, para designar um agrupamento de habitações

 

Em 1759 houve a capitulação de Quebec, em 1760 foi Montreal e em 1763 o Tratado de París cedeu a Nova França para a Inglaterra. Sob o novo regime Inglês, em 1774, a Ata de Quebec garantiu aos canadenses liberdade de religião.

 

Em 1791 o Governo Inglês dividiu o País em Alto e Baixo Canadá e a linha divisória era o Rio Ottawa. O Vice-Governador John Graves Simcoe escolheu provisoriamenteNewark (Niagra-on-the-Lake) em 1792 como sede do Canadá Alto. Ottawa, capital do Canadá, foi escolhida pela Rainha Vitória em 1858. As maiores cidades do Canadá são: Toronto, Montreal, Ottawa e Vancouver.

 

A Ata Britânica Norte Americana, projetou em 1 de julho de 1867 a União do Canadá confederado em quatro colônias: Ontário, Quebec,New Brunswick e Nova Scotia.

 

O Canadá está dividido em dez Províncias e três Territórios. No brasão do Canadá está escrito: A mari usque ad mare, o que significa “de um oceano ao outro”. Tem 9.960.552 km² e é o segundo país do mundo em extensão. Mais de 50% da superfície terrrestre é coberta de floresta. O trigo é o principal produto agrícola do Canadá e a maçã o principal produto da fruticultura. País moderno e industrializado, vive da exploração das riquezas naturais como base de suas exportações. Contando com cerca de 60% das matérias brutas e produtos semi-acabados (madeira e seus derivados, petróleo, gaz natural e metais).

 

As florestas canadenses cobrem cerca de 4.400.000 km², dos quais são produtivos, estendem-se do Atlântico ao Pacífico. Os lagos e os rios formam mais de 7,6% da área total do país. O rio mais extenso do Canadá é o Mackenzie com 4.240 km de extensão.

 

A geografia divide o Canadá em grandes regiões climáticas: clima polar – regiões dos Territórios e Norte Oeste; clima sub-ártico – de Yukon ao Labrador; clima de montanhas – cordilheiras da Colômbia Britânica; clima oceânico temperado – influência do Oceano Pacífico; e clima continental – o resto do País.